Coluna do Aldo JúniorColuna Dr Condomínio

Os 10 mandamentos do Sindico Espetacular!

Como já dizia o grande filosofo, ser sindico é padecer no condomínio. Deixando a brincadeira de lado, realmente a complexidade de interesses, vontades e divergências dentro de um condomínio são enormes. 

De modo geral nos condomínios temos aquele condômino que não quer que o salão de festas seja utilizado,porque o barulho lhe incomoda, tem aquele outro que para o carro na vaga da garagem e o vizinho não consegue estacionar… Ufa! Tudo é motivo de discussões e envolve interesses pessoais ou descumprimento das normas.

Neste quadro de divergências constantes, é necessário haver uma pessoa neutra de bom senso e que exerça a política de boa vizinhança e ainda administre todas estas situações complicadas, como sabemos, o sindico. Exercitar a boa política da tranquilidade administrativa  é uma das principais estratégias que o gestor deve usar em casos de crise. Conter os mais exaltados, esclarecer regras de convivência aos críticos e determinar limites aos infratores contumazes são ações quase obrigatórias para o sindico poder  lidar com estes vários tipos de condôminos.

Quase sempre com agressividade os condôminos abordam o sindico  dando ordens, e exigindo atitudes imediatas Como: ” eu quero isto resolvido agora! “.  Este tipo de elemento que certamente poderia ser o “Rei da Babilônia ” se fosse empossado, e que ordena desta forma impositiva em sua maioria tem característica própria:  são inquilinos temporários, moram em imóvel emprestado por alguém ou em muitos casos são parentes de condôminos que não residem e se acham donos do imóvel.

Logicamente que também existem proprietários que se excedem, é claro. Mas no contexto geral, os casos mais frequentes são de inquilinos,condôminos estes, que querem impor suas vontades por pressão e até por agressão,  não tendo de forma alguma o direito de abordar o sindico desta forma grosseira.

Neste contexto, de tantas divergências e interesses contrários, algumas atitudes de postura  podem levar este sindico do inferno astral aos céus, e ser considerado um síndico espetacular. Veja como: 

 

10 MANDAMENTOS DO SINDICO ESPETACULAR

1 – Ser amigo e conhecer toda comunidade de seu condomínio

2 – Ser transparente com todas as contas do condomínio

3 – Promover assembleias objetivas com maior regularidade

4 – Tomar decisões de realização de  obras  sempre em conjunto com os condôminos

5 – Atender a todos os condôminos sempre com atenção e ouvir suas demandas

6 – Saber administrar todas as solicitações com bom senso

7 – Cumprir as normas estabelecidas com firmeza e sem imposições ou autoritarismo

8 – Manter sempre projetos de sustentabilidade do condomínio

9 – Tratar os empregados com respeito e atenção

10 – Manter sempre excelentes fornecedores de produtos  e prestadores de serviços

Com estas práticas constantes, certamente a administração poderá ser considerada pelos condôminos em sua maioria uma  gestão de um sindico espetacular. Ao trabalho!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios