Coluna do Anderson J. SantosVariedades

Horta Condominial

Uma horta pode fazer parte de uma infância saudável. Seu condo­mínio pode não dispor de muito espaço, mas é possível montar uma pequena horta para que as crianças possam se sujar de terra e ver a natureza funcionando. A plantação pode ser feita em vasos ou utilizar uma parte da área do jardim para esse fim. Determine quem irá cuidar da manutenção da horta, ou seja: molhar, tirar plantas daninhas e,claro, colher.

Encontre um morador que conheça o assunto para ser o lí­der do projeto, dividindo tarefas. Também é possível fazer uma campanha interna, com cartazes de apoio envolvendo as crianças do condomínio, elas vão adorar ver aquela mudinha se transformar em parte da salada.

O local escolhido para a horta deve receber muitas horas de sol por dia. O ideal é começar com ervas, temperos e chás. Hortaliças demandam mais atenção e cuidado. Quando os temperos estão prontos para o consumo, os condôminos são livres para se servir dos frutos da horta sempre que quiserem.

Especialistas em em hortas orgânicas dividem as plantas em duas categorias: as que precisam de profundidade (com mais de 60 cm) e as que não precisam. Entre as mais espaçosas temos manje­ricão, alecrim, capim cidreira, pi­mentas, sálvia e louro.

Já as espécies que não ne­cessitam de locais tão profundos, como cebolinha, salsinha, tomi­lho, coentro, orégano, manjerona e hortelã permitem misturas em sua maioria, mas o ideal é que sejam plantadas aos pares. A ex­ceção é a hortelã, que deve ficar sozinha no seu vaso. Também é melhor não plantar a salsinha e o coentro no mesmo recipiente, já que são bastante parecidos.

Para preparar o solo correta­mente, a receita é: argila expandi­da, areia grossa e, então, uma ca­mada de composto de terra com húmus ou esterco de vaca.

Também se deve levar em conta a necessidade real de água da plan­ta, que, em geral, recebe muito mais rega do que precisa. Deve haver furos no fundo do vaso para que a água excessiva escorra por ali. Então, é plantar e colher!

 

Patrocínio:

Instituto Condomínios Sustentáveis

iconsdf.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios